Como o envio de SMS pode ajudar sua empresa

O envio de SMS para se comunicar diretamente com colaboradores, clientes ou possíveis consumidores foi uma das primeiras estratégias mobile criadas. Mesmo com o avanço das redes móveis de alta velocidade, o envio de SMS em massa segue muito atual.

Isso porque SMS são mensagens de texto que utilizam a rede 2G para trafegar. Ou seja, mesmo quem possui celulares mais antigos está apto a recebê-las, o que torna o envio de SMS Marketing e Informativo altamente democrático.

Se a sua base de telefones estiver atualizada e organizada corretamente, é muito provável que sua empresa irá se comunicar com todas as pessoas cadastradas.

 

Enviar SMS também é uma estratégia barata em comparação com outros tipos de informativos ou de ações de marketing digital. Se sua empresa ainda não utiliza o SMS, veja algumas dicas para integrá-lo à sua estratégia de comunicação e marketing digital.

Boas práticas para o envio de SMS em massa

Respeite a legislação comercial: conheça regras para enviar SMS de forma comercial. Por exemplo, o usuário deve ter permitido de alguma forma que seu contato fosse incluído na sua base de dados. Também é preciso oferecer uma forma para que o remetente saia da lista de envios. As opções de entrar e sair são chamadas de Opt-in e Opt-out, respectivamente.

Outro ponto importante diz respeito aos dias e horários. O envio de SMS comercial é permitido de segunda a sábado, das 9h às 22h. A prática é proibida em domingos e feriados.

• Vá direto ao ponto: o limite de caracteres varia entre 140 e 160. Portanto, pense em palavras-chave e formule uma mensagem objetiva que atenda sua estratégia.

• Use botões de ação: Lembre-se que, se houver um número de telefone em meio ao texto do SMS, os smartphones o identificam como uma espécie de botão de ação para que seja feita uma ligação. A ação é conhecida como click-to-call. Se sua intenção é prospectar clientes, essa é uma ótima alternativa.

Se você precisa divulgar eventos, destinatários que usam iPhone são preciosos! Isso porque o iOS identifica dias da semana, horários e termos como “amanhã à noite” e os transformam em botão de ação.

Essa é uma ótima forma de o usuário não esquecer do compromisso que você está comunicando.

• Aproveite datas comemorativas: Festas de fim de ano? Dia das mães, dos pais, dos namorados e das crianças? Oportunidades não faltam para oferecer descontos, valorizar os clientes mais fieis, enviar uma mensagem felicitando as pessoas, entre outras peculiaridades de cada negócio.

• Divulgue seu app: Enviar SMS com link para download de aplicativo aproveita o contexto de uso mais adequado. Afinal, a pessoa já está usando o celular e, se estiver conectada a internet, ela está a pouquíssimos toques de ser usuária do seu app.

⚠ Importante: identifique quem baixar para que, futuramente, você não envie SMS para quem já for usuário do app. Outra oportunidade diz respeito a quem instalar o app, mas depois de um tempo desinstalar. Você pode enviar mensagens persuasivas para que a pessoa volte a baixar o aplicativo.

Veja um exemplo prático de envio de SMS para usuários de iOS

 

O envio de SMS para se comunicar diretamente com colaboradores, clientes ou possíveis consumidores foi uma das primeiras estratégias mobile criadas. Mesmo com o avanço das redes móveis de alta velocidade, o envio de SMS em massa segue muito atual

Escrevi esse SMS para exemplificar os hiperlinks no texto.

Ao tocar em no sábado, às 15h, o iPhone e o iPad permitem criar evento, mostrar o dia no calendário e copiar evento. Dessa forma, o usuário tem mais chances de lembrar do compromisso que você informou.

O envio de SMS para se comunicar diretamente com colaboradores, clientes ou possíveis consumidores foi uma das primeiras estratégias mobile criadas. Mesmo com o avanço das redes móveis de alta velocidade, o envio de SMS em massa segue muito atual

Por sua vez, a URL bit.ly/envioSMS traz o usuário a este artigo aqui no Conteúdo Digital. Uma ótima prática é reduzir o hiperlink para aproveitar ao máximo os 140-160 caracteres. Nesse caso, o site que utilizei para reduzi-lo foi o bit.ly.

Use links para levar o usuário ao seu site, segui-lo nas redes sociais, baixar seu app, entre outras possibilidades!

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