7 de setembro de 2018

PORTFÓLIO: Campanhas

GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL

Em quase 4 anos de serviço público, tenho desempenhado um papel de facilitadora entre os órgãos públicos e a Secretaria de Comunicação, auxiliando no planejamento e execução em diversas frentes digitais (aplicativos, sites, sistemas, campanhas e conteúdos).

Neste período desenvolvi inúmeros planos de mídia, com foco principalmente em redes sociais, para diversas secretarias e órgãos. Aqui destaco alguns cases de campanhas de mídia em redes sociais que alcançaram grandes objetivos.

//CIPAVE

O Programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) existe há 6 anos e tem como objetivo incentivar a cultura da paz por meio de ações de prevenção de conflitos e do combate ao bullying. Como forma de comemorar o avanço do programa nas escolas públicas estaduais, em 2017 lançamos o concurso cultural “Tamo Junto com a Cipave“. Para participar, os estudantes da rede pública precisavam produzir um vídeo inspirado no comercial da Cipave, utilizando o jingle da campanha e gravado em plano sequência.

Como forma de divulgar o concurso para as escolas e angariar inscrições, criei um grande plano de mídia digital em parceria com a agência responsável pelo comercial. Durante um mês de divulgação da campanha, as minhas funções como planejamento de comunicação digital englobaram todos os aspectos práticos e estratégicos: definir \ quantidade de publicações, cronograma de divulgação, estratégia de segmentação, mapeamento de público-alvo e acompanhamentos de resultados conforme performance de anúncio.

Os resultados foram ótimos! No período de um mês de divulgação, a campanha obteve:

0
VOTOS
0
ESCOLAS INSCRITAS
0
PESSOAS ALCANÇADAS
0
VIEWS NO COMERCIAL

** devido ao período eleitoral, os posts da página do Facebook e Instagram estão fora do ar e não podem ser exibidos aqui.

Assista ao vídeo vencedor do concurso:

//CONSULTA POPULAR

Uma das campanhas que acontece todos os anos é a da Consulta Popular. A Consulta consiste em uma votação popular que escolhe para onde serão destinados os valores pré-estabelecidos pelo Governo naquele ano. Ao todo, 28 Regiões do Estado são beneficiadas pela consulta popular. A votação existe desde 1998, mas apenas nos últimos anos o processo começou a ser também online. 

Desde que comecei a trabalhar no Governo do Estado, tive a oportunidade de elaborar todas as campanhas de divulgação da Consulta Popular nas redes oficiais do Governo. Esse era o único meio que usávamos para divulgação online da votação. Em 2018 batemos nosso recorde de participantes (794.312 votos em 4 dias) e acredito que muito desse resultado se deva ao trabalho anual de conscientização e lembrança de marca que fazemos com a Consulta.

Um dos anos que tivemos mais conteúdo sobre a Consulta foi o de 2017. Elaborei um planejamento de conteúdo que envolvia desde resultados de entrega dos anos anteriores, até joguinhos utilizando como recurso os vídeos verticais do Facebook. A intenção era de relembrar as conquistas da população com a votação popular e incentivar o voto naquele ano. Todo o conteúdo foi desenvolvido pela Diretoria de Comunicação Digital e a pouca verba que tivemos foi distribuída entre esses posts planejados e anúncios.

A estratégia que adotei foi a de mesclar impulsionamentos com foco em engajamento – posts de conteúdo informativo – e anúncios com objetivo de alcance + cliques para o site. Durante uma semana, deixei rodando um anúncio de alcance lembrando os dias que aconteciam a votação e que estava próxima de iniciar. No início da votação, substitui o anúncio por um de cliques para o site com a chamada de “vote agora”. Tanto o anúncio de awareness quanto os posts de engajamento rodaram paralelamente, reativando o público várias vezes com conteúdos diferenciados.

Com pouquíssima verba, o anúncio da votação (que durava 3 dias), teve 24 mil cliques a um preço de menos de 15 centavos – isso sem contar os cliques e resultados dos outros conteúdos. Em 2017 tivemos o segundo maior número de votos da Consulta (507.767), superados apenas pela votação de 2018.

Os resultados você pode conferir abaixo:

0
VOTOS
0
CLIQUES EM LINKS
0
PESSOAS ALCANÇADAS
0
CUSTO POR CLIQUE

** devido ao período eleitoral, os posts da página do Facebook e Instagram estão fora do ar e não podem ser exibidos aqui.

//EXPOINTER

A Expointer é a maior feira de agronegócios e máquinas a céu aberto da América Latina. Ela acontece todos os anos em Esteio, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Sozinho, o evento já possui grande divulgação, pois é um dos mais esperados do ano. Há bastante mídia espontânea na TV, na rádio, em sites e revistas. Muitos estúdios de TV possuem casas no parque e fazem a cobertura do evento durante os 9 dias de duração.

Durante o período de Expointer, busco sempre propor alguma ativação paga nas redes sociais. Em 2018, devido ao período eleitoral, utilizamos a página do próprio evento para veicular anúncios relacionados ao APP da feira e a conteúdos produzidos. Buscamos utilizar a conta do Instagram que criamos para esta edição (você pode saber um pouco mais sobre a minha criação de conteúdo para o evento aqui) como forma de disseminar o download do aplicativo e conteúdos exclusivos.) 

Os anúncios para download do app iniciaram alguns dias antes do início da feira, tanto no Instagram quanto no Facebook. Planejei conteúdos impulsionados  que também rodassem um pouco antes do início do evento, como informações importantes e mapas de localização para chegar até o Parque. Como é um evento muito concorrido, é sempre importante deixar esse tipo de informação o mais acessível possível.

Ao longo da feira, apostamos em stories patrocinados convidando para o evento e divulgando o vídeo completo da vitrine da carne. No Facebook, utilizamos vídeos de 10 dicas de programação para curtir na Expointer, de receita estilo Tastemade e da vitrine da carne.

Nossos resultados para o período foram ótimos: 

0
DOWNLOADS DE APP
0
CLIQUES EM LINKS
0
PESSOAS ALCANÇADAS
0
VIEWS EM VÍDEOS
Vem aí a Expointer!

Te apruma, vivente, que a Expointer tá vindo a galope! Começa neste final de semana e vai até o dia 2 de setembro a maior feira a céu aberto de agronegócio da América Latina!A edição deste ano vai estar pra lá de especial! Entre os destaques, estão o pavilhão novinho e muito maior que as agroindústrias familiares terão à disposição para expor seus produtos e o aumento do número de animais na feira, com a volta das aves.Te esperamos no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio!

Publicado por Expointer em Segunda-feira, 20 de agosto de 2018

CLUBE DO CHORO E ESCOLA DE CHORO DE BRASÍLIA

Há mais de um ano gerencio as redes sociais do Clube do Choro de Brasília e da Escola de Choro Raphael Rabello. A Escola e o Clube existem fisicamente no mesmo espaço, no Espaço Cultural do Choro, e atraem milhares de pessoas todos os meses – sejam elas turistas ou moradores da cidade.

Durante esse um ano, desenvolvi algumas campanhas legais de anúncios para as redes sociais do Clube. Em proporção, obviamente o público não é tão grande quanto a do Governo do Estado. Entretanto, conseguimos fazer bastante barulho com quase nenhuma verba. 

Uma das campanhas que trouxe um ótimo resultado foi a do vídeo Música Na Escola, um projeto do Clube que recebe escolas da rede pública e privada de Brasília para atividades dentro do Clube do Choro. O impulsionamento do vídeo durou pouco menos de um mês e não tínhamos grande orçamento  – nem mesmo uma página de destino para inscrição das escolas. Tudo foi feito dentro do Facebook por meio de comentários e ativação via inbox.

Nossos resultados:

0
VIEWS EM VÍDEO
0
IMPRESSÕES
0
PESSOAS ALCANÇADAS
0
ENVOLVIMENTOS
Conheça o Música na Escola!

Participe do Projeto Música na Escola!O projeto se traduz em uma excursão de escolas até o Clube do Choro de Brasília para uma vivência cultural! As atividades desenvolvidas são um recurso pedagógico que contribui para a formação das crianças. Elas terão a oportunidade de assistir a apresentações musicais ao vivo, aprender sobre a origem da música popular brasileira, conhecer a sede do Clube e da Escola de Choro Raphael Rabello, projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, manusear os instrumentos característicos do Choro, entre outras atividades. Quer participar? Entre em contato com a gente pelo email producaoclubedochoro@gmail.com ou pelos telefones 61 995274664 e 61 991063021.

Publicado por Clube do Choro de Brasília em Sexta-feira, 25 de maio de 2018