GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL
Em quase 4 anos de serviço público, tenho desempenhado um papel de facilitadora entre os órgãos públicos e a Secretaria de Comunicação, auxiliando no planejamento e execução em diversas frentes digitais (aplicativos, sites, sistemas, campanhas e conteúdos).
Uma de minhas atribuições – conquistada ao longo do tempo – é a de alimentação e gerenciamento da conta do Instagram do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Com foco em interação com os usuários, a conta do Instagram já passou a marca de 10 mil seguidores. Ela já existia há algum tempo e possuía em torno de 3 mil seguidores, mas foi por meio de criação de conteúdo especial e de interação constante que consegui aumentar a base de usuários. Em 5 meses, houve um aumento de 7 mil novos seguidores organicamente/sem investimento.
Para tornar o conteúdo mais interessante, aproveitei muitos recursos nativos da plataforma, com o objetivo de fazer uma comunicação menos rígida, que muitas vezes dificulta o engajamento de órgãos públicos com os cidadãos nesta plataforma. Para isso, apostei em Stories interativos, onde o usuário pudesse engajar junto à publicação e mandar suas respostas por inbox!
Além dos Stories, busco aproximar o conteúdo do público, reutilizando fotos que os usuários produzem com a hashtag #PorAíRS. Investi também em mapeamento de usuários por geolocalização e por hashtags relacionadas ao Estado, curtindo e comentando fotos de pessoas que vivem o Rio Grande do Sul – e amam a nossa cultura.
STORIES SEGURITO
Jogo interativo via Stories que incentivava o usuário a seguir as regras para chegar em casa em segurança.
STORIES PÔR-DO-SOL
Jogo interativo via Stories simulando a câmera do celular para que o usuário fotografasse o pôr-do-sol.
CLUBE DO CHORO E ESCOLA DE CHORO DE BRASÍLIA
Há mais de um ano gerencio as redes sociais do Clube do Choro de Brasília e da Escola de Choro Raphael Rabello. A Escola e o Clube existem fisicamente no mesmo espaço, no Espaço Cultural do Choro, e atraem milhares de pessoas todos os meses – sejam elas turistas ou moradores da cidade.
É um espaço rico em cultura, com atrações musicais de todos os estilos, e que tem como objetivos manter o legado do Choro no País e fomentar a efervescência cultural do Distrito Federal. Com 41 anos de existência, o Clube do Choro faz parte da Capital Federal.
Neste trabalho eu exerço a posição de gestora de conteúdo e também de designer. Encabeço o planejamento e criação o conteúdo, a elaboração das artes, os anúncios e o relacionamento tanto da Escola, quanto do Clube do Choro. A principais produções de conteúdo são relacionadas à conta do Clube do Choro, pois esta demanda uma alimentação de shows e eventos que acontecem ao longo do mês.
Além dos conteúdos da timeline, desenvolvo stories interativos para Instagram, sempre atualizados com a programação do Clube.
EXPOINTER
Em 2018 tive a oportunidade de trabalhar com as contas da maior feira de agronegócios e máquinas a céu aberto da América Latina, a Expointer. Uma dos produtos mais amados do Rio Grande do Sul, a Expointer está em sua 41ª edição e é sempre um sucesso de público.
A conta do Facebook da Feira já existia há algum tempo, porém o Instagram foi iniciado do zero um mês antes do início do evento. Em um mês, a conta ultrapassou 7 mil seguidores. Em contato com a gerente de contas do Facebook, consegui verificar a conta desde o seu surgimento, liberando a opção de links nos stories antes mesmo de completar 10 mil seguidores. O recurso nos ajudou a dar gás nas visitas ao site, bem como em instalações do app da Feira.
Durante o período do evento fiz o trabalho de criação de conteúdo para o Instagram, apoio nas demandas da página do Facebook, acompanhamento e estratégia de anúncios e campanhas de download de app e relacionamento. Durante os 9 dias de feira recebemos mais de 200 mensagens diretas na conta do Instagram – sem contar as recebidas na página oficial! Foi um trabalho intenso de interação que resultou em um grande crescimento das nossas contas.
Abaixo estão alguns conteúdos produzidos por mim no período.
SUSHI SENINHA
Em 2014 e 2015 trabalhei com a comunicação digital do Sushi Seninha. Essa conta foi a primeira – e a única – que trabalhei em parceria com um designer. O resultado? Conteúdos perenes, atuais e que ainda são reutilizados pelas novas equipes – quase 3 anos depois.
Quando iniciei o trabalho com esta conta no Facebook ela tinha 4.400 seguidores. Em um mês de novos conteúdos, fizemos a audiência crescer em mais de 1.200 seguidores organicamente. Tudo fruto de conteúdos focados em interação e troca com os usuários. Havia também grande receptividade do cliente em aceitar novas ideias e propostas que saíssem um pouquinho da curva. É o caso do Sushi Fighter, modelo de publicação que é utilizada até hoje: Uma “batalha” entre sabores de temakis em que o sabor vencedor fica com 25% de desconto naquela semana. O nome da batalha é uma referência ao jogo Street Fighter.
O trabalho no Instagram era puramente de interação com as pessoas que tiravam fotos de seus pedidos nas lojas. Era uma forma de engajar e estimular que eles continuassem postando seus conteúdos. Muitas delas foram recompensadas com produtos gratuitos, fazendo com que voltassem ao estabelecimento mais vezes.
Além dessas duas redes, cuidávamos também do – falecido – Foursquare, que acumulava mais de 5 mil check-ins na unidade principal do Sushi Seninha, no bairro Petrópolis.
ARMAZÉM DO CONFEITEIRO
Em 2014 e 2015 trabalhei com a comunicação digital do Armazém do Confeiteiro. O Armazém é um estabelecimento muito bacana que fica no Mercado Público de Porto Alegre e tem como foco atender aos confeiteiros (as) da região. É considerado uma referência de estabelecimento para as pessoas que trabalham no meio, sempre disponibilizando produtos diferenciados – e que não são facilmente encontrados.
Meu trabalho no Armazém exigiu de mim um maior entendimento da linguagem de público da página. Como me comunicar com essas pessoas e fazer com que elas se interessassem pelo conteúdo foi meu principal desafio. Quando eu falava, por exemplo, sobre produtos vendidos no estabelecimento, não havia um grande engajamento por parte dos usuários. Porém, quando comecei a usar estes produtos atrelados à receitas diferentes (e explicando como fazê-las), eu percebi uma maior participação das pessoas.
Nesta conta eu trabalhava como redatora e como designer, elaborando calendário de postagem, linhas de editorias, peças gráficas, conteúdo de texto e relacionamento na página.
PIZZA DO PÃO
Em 2014 e 2015 trabalhei com a comunicação digital da Pizza do Pão. Foi um período de grande aprendizado, pois era uma página focada apenas em vendas de produtos, com pouco conteúdo de interação.
Com essa constatação, iniciei uma readequação de linguagem, focando no público mais abrange da página (em sua maioria, jovens). Busquei referências em diversos filmes e séries, sempre atrelando os personagens ao produto principal do cliente – não usando a legalzice como fim, mas sim como meio. Por meio dessa reestruturação, passamos a receber mais comentários e inbox, otimizando retornos não só em engajamento, mas também em alcance. Uma forma de movimentar a página em uma época que poucas empresas ainda se aventuravam em conteúdos mais divertidos.
O trabalho que desempenhava com a Pizza do Pão era de redatora e criação. Os cards abaixo foram desenvolvidos por mim, bem como o conceito da comunicação e o conteúdo das postagens.
FEEDEDIGNO
O Feededigno é um site de entretenimento colaborativo criado em 2016. Nele constam textos de séries, filmes, games, quadrinhos, livros e de tudo o que envolve a cultura pop. Conheci o site por meio de alguns amigos quando, até então, colaborava voluntariamente com um podcast. Devido a quantidade de interações que eu fazia na página do Facebook, fui convidada a fazer parte da equipe de redatores.
Contribuo com o site criando artigos, textos opinativos e críticas de filmes e séries. Meu artigo de maior alcance até o momento é sobre o filme Jogador Número 1, onde expliquei de forma didática todas as referências que constam no filme.
Abaixo estão alguns textos que já desenvolvi para o site:
- Jogador Número 1: O que você precisa saber antes de assistir o filme
- Séries baseadas em quadrinhos: 20 delas para você acompanhar!
- Star Wars: O presente e o futuro da franquia no cinema
- Hereditário: Por que você deve assisti-lo
- Westworld | Seu guia definitivo sobre a série!
Confira todos os textos aqui!
DESPERTAY
A necessidade da Despertay – Consultoria para desenvolvimento humano e empresarial era a de criar um site objetivo e com experiência adequada para os usuários encontrarem rapidamente os serviços e artigos relevantes no blog – tanto acessando via desktop como via mobile.
Para isso, pesquisamos (Alysson e eu) templates responsivos de WordPress e construímos o site e os conteúdos institucionais otimizando um modelo adequado ao briefing informado pelo cliente.
SALEX
A SaleX precisava criar um site para se apresentar ao seu público-alvo de forma objetiva e oferecendo boa experiência de navegação em todos os tamanhos de telas.
Para isso, pesquisamos (novamente, Alysson e eu) templates responsivos de WordPress e construímos o site e os conteúdos institucionais otimizando um modelo adequado ao briefing informado pelo cliente.
Além disso, elaborei uma proposta de identidade visual para a marca, buscando como referência elementos como setas/gráficos, passando a ideia de crescimento.