27 de agosto de 2018

PORTFÓLIO: Mobile Marketing

PALMEIRAS E CLUBE SOCIAL

App Store Optimization (ASO)

Adotar as melhores práticas de App Store Optimization (ASO) pode trazer resultados sólidos aos aplicativos nas lojas.

Em setembro de 2017, a Apple lançou uma App Store totalmente reformulada para usuários a partir do iOS 11. A loja passou a evidenciar aplicativos por meio de curadoria feita pelos profissionais da empresa, que destacam apps em diferentes categorias, sendo a principal o App do Dia.

Além das mudanças na experiência do usuário (UX) e na interface do usuário (UI), a App Store também criou o campo de subtítulo e reduziu o número de caracteres no nomes dos aplicativos nas lojas – de 50 para 30.

A partir dessas mudanças, os resultados possibilitados por bons trabalhos de ASO se tornaram ainda mais notáveis, especialmente por seções de curadoria feitas por editores da própria Apple.

Para seguir as melhores práticas com os aplicativos oficiais do Palmeiras e do Clube Social do Palmeiras, executei as ações a seguir:

Palmeiras

– Descrição e texto de atualização mesclam termos que a torcida costuma usar para se referir ao Palmeiras (Verdão, Alviverde, Maior Campeão do Brasil, palmeirense)

– Artes destacam as principais telas dos aplicativos do Palmeiras com texto curto e direto sobre as funcionalidades

– Gestão de comentários na linguagem do torcedor palmeirense para otimizar avaliações positivas e reverter negativas. Quanto melhor a avaliação e mais comentários os aplicativos recebem, maiores são as chances de se destacarem na App Store e no Google Play por meio da busca e de conteúdos sugeridos

Clique aqui para ver o app oficial do Palmeiras no Google Play

Clique aqui para ver o app oficial do Palmeiras na App Store

Clube Social

– Pesquisei previamente os termos “Clube” e “Social” nas lojas de apps e identifiquei que a maioria dos resultados bem posicionados não dizia respeito nem a clube nem a social

– Usei bastante o termo Clube e aliado ao termo Palmeiras, para que o app seja mostrado em buscas relacionadas a clubes, além de exibi-lo nos memsos contextos em que for exibido o app do Palmeiras nas lojas

– Optei por artes que destacam as principais funcionalidades, com frases curtas e que indicam ação (veja horários de atividades, use o mapa, etc)

– Padronizei os textos de atualizações para que sempre indiquem as mudanças, além de convidar o usuário a avaliar o app e deixar um comentário na loja

Clique aqui para ver o app do Clube Social do Palmeiras no Google Play

Clique aqui para ver o app do Clube Social do Palmeiras na App Store

CORINTHIANS

Divulgação do app oficial nas redes sociais

Desenvolvi texto e artes para o Corinthians divulgar seu aplicativo oficial nas redes sociais.

O primeiro carrossel exibe cards para Facebook e Instagram.

O segundo, artes para o Twitter.

Publicidade via Google DFP

Além da divulgação do aplicativo oficial do Corinthians, fui responsável pela gestão de publicidade dentro do aplicativo do Corinthians via Google DoubleClick for Publishers (DFP), plataforma que atualmente faz parte do ecossistema de anúncios Google Ad Manager.

Realizei ambos trabalhos pela Queen Mob em parceria com a FootballMAN.

SINPRO/RS

App Store Optimization (ASO)

Aproveitei as mudanças realizadas pela Apple em setembro de 2017 com o Sinpro/RS da seguinte forma:

  • O nome do app deixou de ser “Sinpro/RS” e passou a ser “Sinpro/RS: Saiba seus direitos”

  • O subtítulo foi pensado para otimizar tanto na App Store como nas buscas do Google. O texto que escrevi para esse campo é “Informações para professores”;

  • Mudanças nas palavras-chaves, usando termos que se destacam na atuação do Sinpro/RS enquanto sindicato da área da educação e de iniciativas da instituição, dentro do limite de 100 caracteres.

Logo no primeiro mês após as mudanças, o app para iOS adequado ao ASO da App Store para o iOS 11 conquistou os seguintes resultados, em comparação ao mês anterior (antes de serem feitas as mudanças):

  • Aumento de 110% do número de downloads

  • Aumento de 300% no número de avaliações

  • Aumento de 29% no número de usuários ativos

Clique aqui para ver o app do Sinpro/RS na App Store